Blogue

30-12-2013 00:48

Esta primeira apresentação aborda os conceitos necessários para nos compreendermos, e conseguirmos assim falar a mesma linguagem.  Coloca históricamente o desenvolvimento da pegadogia como ciência de ensino.

(ver apresentação)

    

31-12-2013 01:23

Ao longo dos tempos foram várias as correntes sobre a investigação no ensino. O aprofundamento teórico fez-se através de vários paradigmas, os quais estão enunciados na seguinte apresentação.

(ver apresentação)

04-01-2014 16:23

Apontamentos acerca das teorias críticas do currículo escolar. As diferentes correntes filosóficas, as quais apresentam a sua visão acerca dos sistemas educativos e como eles têm sido encarados ao longos dos tempos, estão suncintamente colocados na apresentação a seguir disponibilizada.

(ver apresentação)

04-01-2014 18:07

Nesta fase do blogue pretende-se abordar os currículos formais ou não formais. Para tal, apresentam-se os instrumentos que servem para a criação dos planos curriculares. Em suma esta é a teoria sobre o currículo.

(ver apresentação)

04-01-2014 18:11

A forma como o sistema educativo no nosso país está estruturado, desde o plano nacional ao local, até aos diferentes níveis de oferta formativa, são expostos neste capítulo.

(ver apresentação)

04-01-2014 18:12

Aqui  veremos os vários feed back utilizados, importantíssimos na prática pedagógica. Tendo em conta que a pedagogia é dialéctica, o aprofundamento sobre esta temática assume especial relevância para a aplicação das boas práticas na Educação Física/Desporto, concretizadas pelo treinador/professor.

(ver apresentação)

04-01-2014 18:14

Aqui expõem-se as quatro dimensões pedagógicas e os seus significados. A instrução, a organização/gestão, clima relacional e disciplina são abordados, tendo em vista a sua correcta aplicação.

(ver apresentação)

04-01-2014 18:23

As várias técnicas de observação estão aqui expostas. São colocados os métodos tradicionais de observação, e no final da apresentação são sugeridos os mais eficientes, explicados de forma clara.

(ver apresentação)

 

04-01-2014 18:31

Para qualquer estudo, deve sempre existir um protocolo a seguir, por forma a que os resultados obtidos sejam universais. Neste caso, o protocolo é dividido em cinco categorias, conforme o que se pretende estudar.

(ver apresentação)

04-01-2014 18:36

Disponibilizamos cinco fichas de observação, para uma aula ou treino. Conforme o que se pretende observar (atleta, aluno, etc), assim se deve escolher a ficha adequada.

(ver apresentação)

1 | 2 >>

Contactos

Pedagogia em Formação bernardo.aurelio@gmail.com